A Delicadeza do Amor (La Délicatesse)
- Adriano Rocha
- 30 de nov. de 2015
- 1 min de leitura

Neste filme francês de 2011, a atriz Audrey Tautou dá vida a Nathalie, uma jovem mulher que perde o esposo em um acidente. Apesar da imensa tristeza que se abate sobre a personagem, ela procura sobreviver dedicando-se ao trabalho de maneira integral. Mas quem pensa que este filme trata-se somente de luto está enganado. A essência consiste justamente no recomeço, na maneira como Nathalie irá reencontrar a alegria de viver, e mais que isso: nos ensina que só melhoramos nossa vida e descobrimos o amor quando estamos receptivos à ele.
Gostei muito da dureza com que o filme retrata a perda, sem sentimentalismos exagerados ou utilizando este evento exaustivamente a fim de comover o espectador. Uma das partes mais memoráveis ocorre quando Nathalie beija de maneira inesperada seu colega de trabalho Markus (François Damiens). A partir disso a conquista, a luta contra a rejeição e o medo de se apaixonar torna-se inevitável.
O filme capta a atenção pela suavidade, empatia com os personagens e humor sutil . O trabalho de passagem do tempo é muito bem feito, deixando o espectador bem situado, sem falar no belo final poético, digno da excelente estreia dos irmãos Froenkinos no cinema francês.
Comments