top of page

Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)

  • Foto do escritor: Adriano Rocha
    Adriano Rocha
  • 29 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

ASSASSINATO_NO_EXPRESSO_DO_ORIENTE_1406301040B.jpg

É um pouco embaraçoso afirmar que, em 23 anos nunca havia lido uma obra dessa autora. Sempre os tive próximos, sejam na escola, bibliotecas, bancas de jornal ou livrarias. A pergunta que fica depois é: por que não li antes?? rsrs Assassinato no Expresso do Oriente é um livro da autora inglesa Agatha Christie publicado em 1934.

Após o recebimento de um telegrama solicitando seu retorno imediato à Londres, o detetive belga Hercule Poirot decide embarcar no Expresso do Oriente, surpreendentemente cheio para aquela época do ano.

Na mesma madrugada em que o trem fica preso devido a uma forte nevasca, ocorre o assassinato de um de seus passageiros. Cabe agora ao detetive Poirot desvendar esse crime antes que a locomotiva siga viagem.

Esta é a premissa da história, que de imediato revela uma leitura fácil e clara, bem contrária ao esperado de uma ficção policial. Apesar de curto ( 196 páginas), os personagens possuem profundidade, provando que uma trama curta nunca será desculpa para personagens vazios e inconsistentes.

Além do pouco tempo para descobrir quem é o assassino, quando e por que o crime foi cometido, Poirot ainda precisa distinguir as pistas verdadeiras das falsas.

Muito legal perceber o quanto as pessoas da época eram ligadas aos estereótipos de nacionalidade como, por exemplo, “italianos são explosivos e passionais”, “franceses são refinados e educados”, “ingleses são frios e reservados” etc. Em alguns momentos você irá se perguntar: “jura mesmo que eles estão investigando e julgando pessoas baseados em preconceitos e no senso comum?” (não sei o motivo da surpresa, ainda hoje infelizmente isso existe).

Dica importante: este livro também é um tributo em solidariedade ao caso Lindberg, ocorrido em 1932 nos Estados Unidos.

O final não é nada menos que surpreendente. Excelente recomendação de leitura para qualquer idade! Permanecem meus votos de que seu encontro com a Rainha do Crime seja tão enriquecedor quanto o meu.


 
 
 

Comments


Tags

© 2015 por Adriano Rocha. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page