1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram
- Adriano Rocha
- 11 de jun. de 2015
- 1 min de leitura

Acabei de ler “1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil” do escritor paranaense Laurentino Gomes. Publicado em 2008, o resultado de 10 anos de pesquisa como seu nome indica, nos apresentará um panorama da mudança da corte portuguesa para o Brasil.
Destaco como pontos positivos: a leiturabilidade do texto, a descrição interessante dos eventos políticos e personalidades da época, além da preocupação do autor em transcrever os valores antigos para nossa moeda atual, de modo a melhorar nossa compreensão. Cabe ressaltar a descrição muito bem feita do Valongo (maior mercado de escravos do Rio de Janeiro). Já li materiais sobre escravidão no Brasil, inclusive em livros didáticos e não me recordo de nenhum deles enfatizarem este lugar que por tantos anos foi símbolo deste regime.
Com escrita de fácil compreensão e autenticidade, deixando muitas vezes transparecer um humor sutil, Laurentino retrata de maneira objetiva os principais eventos desta época fundamental para a História de nosso país. A perspicácia da Família Real durante as invasões Napoleônicas, as dificuldades da travessia além-mar, os hábitos da colônia, o regime escravocrata e as peculiaridades de seus ilustres moradores são descritas de maneira objetiva e ao mesmo tempo minuciosa (por mais contraditório que isso possa parecer!). Uma ótima leitura que em muito contribuiu para a compreensão de nossa identidade cultural e principalmente vermos em cada canto desta cidade, um pouco da própria constituição de quem somos.
Comments